segunda-feira, 5 de maio de 2014

Surgimento da Psicossomática

  O termo Psicossomática surgiu a partir do século passado, depois de séculos de estruturação, quando Heinroth criou expressões psicossomática (1918) e somatopsíquica (1928) distinguindo os dois tipos de influências e as duas diferentes direções. Contudo, o movimento só se consolidou em meados deste século com Alexander e a Escola de Chicago. Porém as incertezas sobre a relação mente-corpo se expressam na própria denominação psico-somática (com hífen) ainda utilizada entre estudiosos destes fenômenos e por médicos em geral.
A Psicossomática evolui em três fases:

a) Inicial, ou Psicanalítica, com predomínio dos estudos sobre a gênese inconsciente das enfermidades, sobre as teorias da regressão e sobre os benefícios secundários do adoecer, entre outras;

b) Intermediária, ou Behaviorista, caracterizada pelo estímulo à pesquisa em homens e animais, tentando enquadrar os achados à luz das ciências exatas e dando um grande estímulo aos estudos sobre estresse;

c) Atual ou Multidisciplinar, em que vem emergindo a importância do social e da visão da Psicossomática como uma atividade essencialmente de interação, de interconexão entre vários profissionais de saúde.

  Só bem recentemente, com contribuições como as de Engel sobre a teoria geral dos sistemas, com os conceitos de Perestrello entre nós sobre a chamada Medicina da Pessoa e com a própria concepção mais recente de saúde da OMS como "equilíbrio biopsicossocial", pôde a Psicossomática assumir seu verdadeiro papel integrador e multidisciplinar, vindo a funcionar, quanto ao ensino, como as antigas cadeiras de Patologia Geral na sua possibilidade de vislumbrar o complexo jogo de causas e efeitos presentes na evolução de uma enfermidade, de um modo muito mais rico e completo.

Psicossomática, em síntese, é uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas de saúde, é um campo de pesquisas sobre estes fatos e, ao mesmo tempo, uma prática - a prática de uma Medicina integral.

Fonte: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=o3As2asVRwYC&oi=fnd&pg=PR4&dq=introdu%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0+psicossomatica&ots=NQyriCQaId&sig=B5snhD0p6NSK9rFEsO1d_WTY1lg#v=onepage&q&f=false (Livro: Psicossomática Hoje - Autor: Julio Mello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário